No início do ano de 2021, uma notícia que deixou muitos timonenses de cabelo em pé aterrizou como uma bomba no cenário político em Timon, o deputado estadual e líder do Governo Flávio Dino na Assembleia Legislativa, Rafael Leitoa [agora somente Rafael] deixava o grupo Leitoa, expulso pelo ex-prefeito Luciano Leitoa.
O deputado estadual Rafael durante sua vida cresceu nas alas do PDT em Timon, onde começou a construir sua história na cidade em 1996 quando entrou para o Partido Democrático Trabalhista, articulou campanhas políticas dos ex-prefeitos Chico e Luciano, esperou anos até chegar o momento de brilhar no cenário político maranhense. Em 2014 foi eleito deputado estadual pelo PDT na suplência, começando sua trajetória como representante timonense Assembleia Legislativa do Maranhão. Em 2018 foi reeleito deputado estadual com 45.462 votos. Por suas ações parlamentares, foi escolhido pelo governador Flávio Dino para ser o líder do Governo na Assembleia Legislativa, cargo que ocupa até hoje.
Por não concordar com o jeito ditador do seu primo Luciano Leitoa, o deputado Rafael foi expulso do grupo Leitoa. Após a expulsão, o deputado estadual criou uma identidade própria, sem a sombra da base leitoista e virou protagonista montando um grande grupo político em Timon com o apoio do vereador Uilma Resende. O grupo político em poucos meses já contavam com 6 vereadores, além de uma grande quantidade de suplentes e lideranças comunitárias.
Entre os vereadores estão Uilma Resende, Dr Torquato, Neto Peças, Helber Guimarães, Alynne Macêdo e Jorge Passos, destacamos ainda o assessor da vice-governadoria, Daniel Coimbra, além dos suplentes de vereadores Amanda Pires, Mucunã, Lucas da Farmácia, Marcos Moura, Dedé do Povo, Luís Barbosa e os ex-vereadores Anderson Pêgo e Antunes Macêdo.
Quem apostava que o deputado Rafael iria se enfraquecer após saída do grupo Leitoa caiu com a cara no chão. Depois de sua saída muitos suplentes e lideranças que estavam na base leitoista começaram a se disipar das amarras e das perseguições políticas e foram para o grupo político de Rafael, o deputado vem se destacando dia após dia na Assembleia Legislativa, se destacou tanto que hoje não é somente o líder do Governo, é um dos parlamentares mais importantes na ALEMA.
Existia um receio no meio dos oposicionistas que o rompimento de Rafael e o grupo Leitoa era de faixada ou combinado, porém já se passaram um ano desse rompimento e ninguém quer volta para as bandas de lá. Enquanto tem um novo grupo político crescendo em Timon, os Leitoas estão na UTI só esperando a hora de morrer politicamente no Maranhão.
Em 2022 promete ser um ano muito especial para o deputado Rafael, o parlamentar reafirmou apoio incondicional a pré-candidatura do vice-governador Carlos Brandão na noite de ontem, quinta-feira (17), em um grande evento em São Luís. O deputado estadual tomou a frente e vai organizar a campanha de Carlos Brandão em 2022, assim como fez com a reeleição de Flávio Dino em 2018.