Na antiguidade, o filósofo turco, Heráclito de Éfeso, afirmou que "Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio… pois na segunda vez o rio já não é o mesmo, nem tão pouco o homem." Nem bem iniciou a semana e a secretária de Direitos Humanos, Aldeneide Sousa, advogou em causa própria indo de encontro à afirmação de Heráclito. Num grupo de Whatsapp, um dos participantes disse “esse Luciano da foto nem de longe é a pessoa de hoje.” Foi-se o Luciano de 2002 e o "rio", amigos, passa distante de ser aquele cujo pai dele era prefeito.
É impossível para qualquer morador de Timon, próximo ou distante do ex-prefeito, imaginar que aquele olhar que é “o espelho da alma” de um jovem sonhador e cheio de vontade de fazer diferente, ia se transformar nos olhos que “amargam a pessoa que fitar”, como diria Zé Ramalho. O próprio vereador, presidente da Câmara, Uilma Resende, já havia sentido na pele o desrespeito de Luciano Leitoa em preteri-lo das eleições da presidência da Câmara, em 2016, após ser reeleito para a prefeitura de Timon. Em janeiro de 2021, após perder para Uilma, novamente, a presidência da Casa Legislativa, Luciano e diversas pessoas desocupadas, como ele, iniciaram uma jornada de destruição da imagem de Uilma Resende. Virou o “Ele contra nós”, bem contra o mal, felicidade contra a infelicidade...
Legislar em causa própria, dificilmente dá ao acusado o espaço igual para a resposta. Quem diz o que quer, bradando aos iguais, ganhará palmas imediatas. Mas basta a poeira baixar, que o verdadeiro sentimento contido no coração dos timonenses ressurge. Eles olham a cidade abandonada, lixo por todo lado, Unidades Básicas de Saúde sem médicos, CRAS sem remédios, vide caso recente de uma mãe desesperada por não medicar o filho, e caem na realidade. Já que os olhos são espelhos da alma, Timon se tornou a pior cidade para olhar por esse espelho. O reflexo de uma política de perseguição, maior ferramenta de fracasso da humanidade, vive estampado na cara de quem quer ver ou acreditar que o olhar do Luciano é o mesmo de 2002.