Mães de alunos matriculados na rede municipal de ensino do município de Timon estão reclamando da merenda oferecida na EMEF Urbano de Sousa Martins, localizado na rua 30 do bairro Parque Piauí ll. Em um dos casos, uma mãe contou que o filho comeu arroz, feijão e ovo em todos os dias da semana.
Segundo denúncias, o cardápio oferecido é bem diferente daquele mostrado na tabela abaixo da Secretaria de Educação, que anunciava maior variedade ao longo da semana, com frango, carne, farofa de couve, abóbora e batatas, por exemplo, mas na prática às coisas são bem diferentes.
A refeição servida não atende os critérios do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, do Governo Federal, que garante, por meio da transferência de recursos financeiros aos municípios, a alimentação escolar dos alunos da educação infantil (creches e pré-escola) e do ensino fundamental matriculados em escolas públicas.
Os vereadores Ulisses Waquim, Dr. Torquato e Jorge Passos fiscalizaram a unidade de educação na última terça-feira, e constataram o relato das mães de alunos da rede municipal de ensino.
“A merenda escolar tem que atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos alunos. E arroz e ovo não atende os princípios do PNAE”, disse o vereador Ulisses Waquim.