A forte chuva que caiu na noite deste domingo (17) em Timon, provocou uma série de transtornos à população da quarta maior cidade do Maranhão.
O grande volume de água provocou alagamentos de algumas ruas na região da Guarita, deixando moradores desabrigados. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram registrados 75 milímetros de precipitação.
Avenida Jaime Rios ficou completamente tomada pela água que chegou a mais de um metro de altura. A falta de drenagem e galerias é um problema antigo dessa região, quando chove uma quantidade volumosa fica intrafegável às ruas ao redor.
Um vídeo deixou a população entristecida, quando a água entra na casa de uma família e destrói praticamente tudo tinha na residência, deixando várias famílias desabrigadas na mesma rua.
A chuva abriu buracos onde a empresa Águas de Timon fazia reparos de saneamento engolindo um carro, causando transtornos ao proprietário. Outro ponto que água entrou até nas dependências da Rodoviária de Timon. Vídeos:
Nota da empresa Águas de Timon
Nota de Esclarecimento
A Águas de Timon informa que enviou equipe técnica ao local e constatou que a situação foi provocada por ausência de drenagem na região. A empresa finalizou obras de esgotamento sanitário na rua Firmino Gonçalves Pedreira em outubro de 2021 e desde então, não foi registrado nenhum problema relacionado à execução da obra. A concessionária destaca que, mesmo não sendo de sua responsabilidade, está ajudando a administração municipal a reparar o dano.
A empresa lembra ainda que rede de esgoto, que faz a coleta dos resíduos líquidos residenciais e os direciona para o tratamento antes de retornar à natureza, é de sua competência. Já drenagem, que é a rede que recolhe águas pluviais e as destina à natureza, a fim de evitar alagamentos nas cidades, é responsabilidade da Prefeitura Municipal.