O candidato a deputado estadual, Schnneyder (MDB), pode ter candidatura indeferida por responder a um processo por crime de prevaricação enquanto era comandante da Polícia Militar do Maranhão.
O que é prevaricação?
Prevaricação é um crime funcional, praticado por funcionário público contra a Administração Pública. A prevaricação consiste em retardar, deixar de praticar ou praticar indevidamente ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.
Acontece que o bloglucasmoura.com consultou em dias anteriores no site oficial do TSE, divulgacandcontas.tse.jus.br, as certidões do coronel da PM, e lá havia os processos do militar de 1º e 2º graus da Justiça estadual, porém com alguns “erros” nas certidões do candidato que se encontravam no nome de seu pai, Emmanuel Natalino Cunha da Silva, em vez de seu nome. Veja a certidão que ele apresentou (AQUI).
Feito isto, o militar apresentou uma nova certidão estadual com seu nome sem aparecer nenhum fato que pudesse desabonar sua conduta, mas olhando melhor a vida pregressa do candidato, descobriu-se que responde processo por crime de prevaricação na Auditoria Militar do Maranhão. Veja a nova certidão apresentada por Schnneyder (AQUI) e o documento do TJMA sobre o processo por crime de prevaricação (AQUI).
O processo de prevaricação pode tirar Schnneyder das eleições deste ano, tendo a candidatura indeferida, se não comprovar o andamento do processo. Schnneyder segue aguardando o julgamento sobre sua candidatura a deputado estadual.
Aguardamos os próximos capítulos...