O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), informa que dois casos suspeitos de varíola dos macacos foram registrados em Timon e estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMS).
Trata-se de dois indivíduos do sexo masculino. Eles apresentam sintomas como cefaleia (dor de cabeça), febre de início súbito e, principalmente, erupções cutâneas. Os dois com suspeita de varíola dos macacos estão em isolamento domiciliar e sendo acompanhadas pelas secretarias de saúde municipais e pela estadual.
Ainda não há previsão de vacinação em massa contra a doença em nenhum país no mundo, mas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é improvável que a medida seja necessária para combater o surto. Provavelmente, apenas grupos prioritários receberão o imunizante.
É importante destacar que a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão tem acompanhado de perto a evolução dos casos no estado. No Maranhão apenas dois casos de varíola dos macacos foram confirmados, na capital São Luís.
“Todo cidadão que apresentar sintomas com relação a monkeypox deve procurar a porta de entrada das unidades básicas de saúde, as UPAS, e nós também teremos os nossos hospitais de referência. Os hospitais da Grande Ilha serão os hospitais Carlos Macieira e o Hospital da Ilha, e no interior do estado, os nossos seis hospitais macrorregionais. Lembrando que todas as unidades hospitalares mencionadas têm leitos de isolamento”, ressaltou o secretário de estado da saúde, Tiago Fernandes.