O deputado estadual Rafael, decidiu que não será pré-candidato a prefeito de Timon. Seu nome era o mais cotado na corrida eleitoral visando às eleições municipais de Timon em 2024.
Rafael decidiu apoiar seu principal aliado em Timon, o vereador Uilma Resende, sendo o candidato de seu grupo. Mas lideranças política e grande parte do eleitorado que votou em Rafael nas eleições deste ano, se perguntam o motivo que levou Rafael à retirar seu nome da disputa pela prefeitura de Timon.
Um dos motivos é o desejo do governador Carlos Brandão (PSB), em continuar com Rafael na Assembleia Legislativa sendo o líder do governo, função que o deputado estadual tem a total confiança do governador do Maranhão, e para isso teria que abdicar de disputar às eleições municipais para se dedicar aos trabalhos no legislativo maranhense.
Outro motivo que levou Rafael a tirar seu nome da disputa em Timon, é que o deputado estadual deverá ser o braço direito da futura presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, a deputada estadual eleita Iracema Vale.
Iracema Vale será eleita em 02 de fevereiro de 2023 a primeira mulher presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão. Rafael foi o primeiro deputado estadual a declarar voto à Iracema, e tem feito um trabalho esplendoroso na construção da vitória da deputada estadual, que deverá ser eleita em candidatura única.
Com agenda cheia na capital maranhense, Rafael não teria como conciliar uma pré-candidatura em Timon e ao mesmo tempo está ocupado em São Luís resolvendo assuntos do governo do estado.
Mais um ponto que reforçou a retirada do nome de Rafael da disputa, seria que o município de Timon perderia um deputado estadual na Assembleia Legislativa, se fosse concretizado a eleição de Rafael em 2024.
A solução encontrada por Rafael foi lançar a pré-candidatura do vereador Uilma Resende para prefeito de Timon e continuar na Assembleia Legislativa trabalhando e trazendo novas ações do governo do estado para Timon.
Para Rafael o vereador Uilma Resende tem potencial para ser prefeito de Timon, além de ter uma vasta experiência em gestão, sendo por três vezes presidente da Câmara Municipal.