Segundo uma matéria da Revista Piauí, o prefeito de Afonso Cunha, Arquimedes Bacelar (PDT), recebeu recebeu 5,4 milhões do Orçamento Secreto, destinado à Secretaria de Saúde do município, e em troca logo em seguida declarou apoio ao deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL).
Arquimedes Américo Bacelar, prefeito de Afonso Cunha-MA, pediu um repasse de 4,3 milhões e outro de 1 milhão para a saúde em seu município ao senador Weverton Rocha (PDT). Afonso Cunha é, como revelou reportagem da piauí, é uma daquelas cidades que inflaram os números de atendimentos no SUS para receber valores acima do que lhe seria corretamente destinado.
Em Afonso Cunha, por exemplo, Josimar Maranhãozinho só teve em 2018 dezoito votos para deputado federal. De 2019 a 2022 não consta nenhuma emenda de Maranhãozinho para o município. Em 22 de junho do ano passado, a Secretaria de Saúde do município recebeu 5,4 milhões de reais do orçamento secreto, enviados por um usuário externo. Em 25 de junho, o prefeito da cidade declarou apoio a Maranhãozinho, que acabou sendo o deputado mais votado na cidade.
O usuário externo seria o deputado federal Josimar de Maranhãozinho, que enviou o valor de 5,4 milhões para Afonso Cunha em troca do apoio do prefeito Arquimedes Bacelar. Como foi gastado os recursos, só Deus sabe, mas o prefeito Arquimedes Bacelar se envolveu em uma confusão que pode ir parar na justiça.
Arquimedes deve dormir pouco, afinal a qualquer momento a Polícia Federal pode ir tomar café com ele. O cerco está se fechando!