Na manhã desta sexta-feira (3), a Polícia Civil do Maranhão conseguiu, desmontar um esquema de estelionato e lavagem de dinheiro no município de Timon. Equipes do 1º Distrito Policial de Timon, deram cumprimento a um mandado de prisão preventiva contra um empresário, pelos crimes de estelionato contra pessoa idosa, falsidade ideológica, organização criminosa e subtração de proventos de pessoa idosa. A prisão foi executada dentro de uma empresa financeira pertencente ao investigado.
De acordo com o delegado Michel Sampaio, no dia 29 de fevereiro de 2021, o empresário, se passando por eventual agente de segurança bancário realizou uma ligação para vítima, informando a mesma que seu cartão de saque poderia ter sido usado de forma suspeita.
Assim o indiciado mediante ardil induziu a vítima a entregar o cartão de saque da Caixa Econômica Federal dentro de envelope lacrado. Após a entrega do cartão, a vítima teve sacado e transferido de sua conta da Caixa Econômica Federal a quantia de R$ 31.087, 40 (trinta e um mil e oitenta e sete reais e quarenta centavos) feitos pelo indicado e seu grupo criminoso.
Ainda no início de 2021, a Polícia Civil do Maranhão havia representado pela quebra de sigilo bancário e fiscal do investigado vindo a descobrir que o mesmo vem há tempos investindo e aplicando o dinheiro de vítimas em ramos diversos como financeiras e empresas de instalação de energia solar visando notadamente a pratica de lavagem de capital. Durante a investigação, outras vítimas da quadrilha foram identificadas.
Dado as altas aplicações financeiras fora representado ao juízo criminal a quebra do sigilo bancário do investigado vindo a se descobrir que os valores obtidos com os desvios de dinheiros das vítimas eram prontamente usados para montagem de estruturas de serviços diversos como financeiras onde o investigado fora preso na manhã desta sexta. O preso será encaminhado ao presidio Jorge Vieira.
Da Polícia Civil