Diante do aumento nacional de casos de arborviroses, a Secretaria Municipal de Saúde de Timon faz um alerta à população sobre os sintomas de dengue, zika e chikungunya.
O médico infectologista Luciano Mourão explica que entre os principais sintomas de dengue estão:
– Febre alta- maior que 38.5ºC
– Dores musculares intensas
– Dor ao movimentar os olhos
– Mal- estar
– Falta de apetite
– Dor de cabeça
– Manchas vermelhas no corpo
“A infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso, pode levar até a morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dores de cabeça, no corpo e articulações”, explica o médico.
A forma grave da dengue inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.
SINTOMAS DE CHIKUNGUNYA
Os sintomas mais frequentes da Chikungunya são:
-Febre
-Dores intensas nas articulações(importante)
-Dor nas costas
– Dores pelo corpo.
– Erupção avermelhada na pele
– Dor de cabeça.
– Náuseas e vômitos.
– Dor retro-ocular
– Dor de garganta
– Calafrios
– Diarreia e/ou dor abdominal (manifestações do trato gastrointestinal são mais presentes em crianças)
“A doença pode evoluir em três fases: febril ou aguda: tem duração de 5 a 14 dias; pós-aguda: tem um curso de até 3 meses; crônica: se os sintomas persistirem por mais de 3 meses após o início da doença, considera-se instalada a fase crônica. Em mais de 50% dos casos, a artralgia (dor nas articulações) torna-se crônica, podendo persistir por anos. A Chikungunya também pode se manifestar de forma atípica e/ou grave, sendo observado óbitos”, detalha o médico Luciano Mourão.
ZIKA
Segundo o médico, mais de 50% dos pacientes infectados por zika apresentam os seguintes sintomas: febre baixa, manchas vermelhas na pele (podendo apresentar coceira), vermelhidão nos olhos e dor de cabeça. Esses sintomas duram de 4 a 7 dias.
REDE DE ATENDIMENTO
Em casos de sintomas leves de dengue, zika ou chikungunya, a orientação é procurar atendimento médico na Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa. Em situações de urgência, a população deve buscar assistência na Unidade de Pronto de Atendimento (UPA) ou Hospital Municipal do Parque Alvorada.
FAÇA SUA PARTE
A Coordenação de Combate às Endemias pede à população que reforce os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças.
Ainda em fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Saúde de Timon solicitou à Secretaria de Estado da Saúde o envio de carro fumacê e larvicidas ao município.
“Estamos aguardando o envio por parte do Governo do Estado. Fomos um dos primeiros municípios a fazer a solicitação. Também estamos promovendo ações preventivas, com os agentes de combate às endemias realizando vistorias em imóveis de segunda a sexta, além de mutirões de combate ao Aedes aegypti aos sábados. Também realizamos campanhas educativas de conscientização nas redes sociais, em pontos estratégicos da cidade e em escolas. É importante que a população também faça sua parte”, ressalta o coordenador de Combate às Endemias, Dolamito Marques.
PRINCIPAIS CUIDADOS
Entre as principais ações para evitar criadouro do mosquito da dengue estão:
– Mantenha bem tampados tonéis e barris de água
– Não deixe água acumulada sobre a laje
– Mantenha as garrafas com a boca virada para baixo, evitando o acúmulo de água
– Pneus devem ser acondicionados em locais cobertos
– Feche bem os sacos de lixo
– Encha bem o pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda
– Mantenha a caixa d’água bem fechada