O município de Matões foi destaque nacional e escolhido para representar o Maranhão na Oficina do Projeto ImunizaSus, uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) que visa dar visibilidade às práticas de imunização que ocorrem nos territórios municipais brasileiros.
A proposta da Oficina é destacar os pontos positivos, desafios e perspectivas futuras sobre a organização das ações de imunização do município. O projeto “Sensibilização dos Agentes Comunitário de Saúde Junto ao Calendário Vacinal nas Crianças Menores de Dois anos” foi o escolhido para representar Matões durante o evento.
Os autores do projeto são Edivania Silva de Sá, Fabrícia Crystina da Cunha Ribeiro, Mônica Cristina Queiroz Araújo e Raynnara Carvalho Silva. Eles foram indicados por meio da Plataforma ImunizaSUS, que realiza a Pesquisa Nacional sobre Cobertura Vacinal, seus Múltiplos Determinantes e as Ações de Imunização nos Territórios Municipais Brasileiros.
A Oficina Nacional será realizada no dia 18 de julho, durante o XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, na cidade de Goiânia/GO. O evento reunirá os autores de estratégias de fortalecimento das ações de imunização nos territórios municipais para um diálogo sobre a trajetória de construção e os resultados alcançados por meio desse trabalho.
A cidade de Matões é mais um exemplo de sucesso na área de imunização, e sua participação na Oficina do Projeto ImunizaSus é uma oportunidade para compartilhar experiências e aprimorar ainda mais as ações de saúde pública na cidade e em todo o país.