Tentando ir muito mais além, a estudante do município de Timon, Ivna Lohana, de 20 anos, quer participar de um treinamento de astronauta, nos Estados Unidos, e pede ajuda para conseguir realizar esse sonho. A jovem fez história ao descobrir novos asteroides nos últimos anos.
Ivna Lohana é estudante de Licenciatura em Biologia e, em paralelo, se capacita no estudo das áreas ligadas à Astronomia.
Além dos asteroides, a jovem já havia descoberto cinco galáxias, até então inexistentes, pelo programa "Galaxy Cruise", desenvolvido pelo Observatório Astronômico Nacional do Japão. O programa transmite imagens do céu profundo por uma câmera que fica no Observatório de Mauna Kea, no Havaí.
O empenho na descoberta de corpos celestes rendeu uma premiação Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a aprovação no L'SPACE Academy, da NASA, e agora a oportunidade de realizar um treinamento como astronauta.
Ivna explicou que esse treinamento proporciona o ensino de técnicas sobre hardware espacial, atividade aquática educacional e uma missão espacial. Tudo isso enquanto são apresentadas as oportunidades de carreira aeroespacial.
Nesse treinamento, também estão presentes profissionais do Space, que incluem astronautas, engenheiros, cientistas e tecnólogos da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço e da Agência Espacial Europeia.
No entanto, para conseguir ir ao treinamento, ela precisa de recursos para hospedagem, transporte, alimentação, dentre outras despesas. Ao todo, ela calcula que o custo será em torno de R$ 9 mil. Por isso, criou uma vaquinha online para arrecadar o valor, já que atualmente ela não possui renda.
"Criei essa vaquinha para conseguir ir ao Treinamento de Astronauta do Space Camp em colaboração com Rocket Center- Center da NASA, localizado em Huntsville-Alabama (Estados Unidos). Fui agraciada com uma bolsa de estudo espacial do programa, para a expedição de 2026", explica a estudante.
Do Imirante