Com a chegada do período mais seco do ano – conhecido em nossa região como B-R-O-Bró, a atenção é redobrada em relação ao risco de queimadas. A umidade do ar fica abaixo do normal, o que somado à ausência de chuvas, ao sol forte e à ação dos ventos, aumenta os riscos de incêndio. Pequenos focos podem se espalhar com facilidade e rapidez e se transformar em incêndios de grandes proporções. Com isso, a Prefeitura de Timon faz um alerta para os cuidados a serem tomados e hábitos a serem evitados.
Com base nas orientações do Ibama – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente Recursos Naturais Renováveis, a Secretaria de Meio Ambiente de Timon (Semma) destaca algumas medidas que podem evitar o início de focos de incêndios e a dispersão do fogo pela vegetação:
•Sempre capinar em volta e tirar o mato do local onde for fazer uma fogueira ou colocar velas;
•Ao abandonar uma fogueira, apagar com água ou terra;
•Manter fósforos e isqueiros fora do alcance das crianças;
•Fazer aceiros ao redor de casas, currais, celeiros, armazéns, galpões etc.;
•Manter os aceiros sempre bem roçados;
•Optar, sempre que possível, por estratégias alternativas ao uso do fogo, como roçada manual ou por máquinas e plantio direto;
•Se for fazer uma queimada controlada, que seja no fim da tarde ou de manhã cedo, sempre com autorização e acompanhamento, mantendo reserva de água adequada para controle de chamas.
É importante reforçar que combater um incêndio florestal exige treinamento e equipamentos de segurança. Por isso, a orientação nesses casos é sempre acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Vale lembrar que a prática de queimadas urbanas é crime, previsto na Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998. O artigo 54 classifica o crime de poluição, que consiste no ato de causar poluição, de qualquer forma, que coloque em risco a saúde humana ou segurança dos animais ou destrua a flora.
Ações do poder público municipal
Durante todo o ano, a Semma desenvolve políticas socioeducativas relacionadas à prevenção, fiscalização e monitoramento das áreas de risco. As ações e atividades são intensificadas durante esse período e o planejamento é feito em conjunto com a Defesa Civil e com o 7º Batalhão de Bombeiros Militar. Para maior eficiência no monitoramento das áreas de risco, a Prefeitura de Timon conta com um sistema via satélite, utilizado para identificar incêndios florestais e dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Existe ainda uma atenção especial voltada à Zona Rural. Isso porque muitos lavradores ainda utilizam a prática de atear fogo em áreas de plantio para limpeza e preparo da terra. Com base nisso, equipes técnicas da Semma têm se reunido com agricultores para levar instruções a respeito de queimadas controladas, que podem ser feitas de forma segura, com acompanhamento profissional e com autorização da Secretaria de Meio Ambiente e do Corpo de Bombeiros.