No cenário do jornalismo maranhense, a atuação da repórter Aline Santos tem sido alvo de crescente atenção e, ao que parece, de incômodo para o prefeito Ferdinando Coutinho, o secretário Nonatinho e seu grupo político em Matões. Aline, uma jornalista com vasta experiência, já tendo atuado como apresentadora e repórter na TV Mirante e em diversas emissoras de Teresina, agora Aline Santos direciona seus esforços para a Web TV Rede Maior, Agência Comunique e o portal Voz de Timon, empresas das quais é sócia juntamente com seu marido, José Filho, que atua como diretor técnico da TV Rede Maior.
A Rede Maior, sua emissora de TV, tem abrangência em todo o estado do Maranhão, Brasil e mundo pela internet. A TV tem chamado a atenção ao expor os desafios enfrentados pela população de Matões e a negligência por parte da prefeitura. A jornalista, agora conhecida como a "repórter do povo" por dar voz às preocupações da comunidade, não tem poupado esforços para mostrar os problemas da região.
No entanto, diante desse trabalho incisivo, a administração municipal parece estar empenhada em minar a credibilidade de Aline Santos. Tentam desconstruir a imagem da profissional mesmo ela sendo uma profissional renomada e correspondente da Rádio Timbira, a estatal do governo estadual. As tentativas de pintá-la como partidária visam, na realidade, desviar o foco dos problemas que estão sendo revelados em suas reportagens.
Em contato com Aline Santos, este blog obteve seu posicionamento a respeito das acusações de imparcialidade. “ Como ser humano, todos têm suas opiniões e convicções, mas isso não a me impede de realizar um jornalismo sério e comprometido com a verdade. Quero deixar claro que meu único posicionamento é o de não apoiar uma gestão que deixa a população passando fome, não cumpre promessas de campanha, do plano de governo e negligencia a cidade em termos de obras”, disse Aline Santos.
A verdade é que o trabalho jornalístico competente de Aline Santos tem incomodado a ponto da assessoria da prefeitura usar um blogueiro para tentar descredibiliza-lá. Essa reação evidencia o impacto das reportagens de Aline e demonstra que, se ela fosse realmente uma figura desconhecida, a administração municipal não dedicaria tanto esforço em tentar descredibiliza-lá. A população de Matões, por sua vez, tem encontrado em Aline Santos uma voz que luta por seus interesses e direitos.