Em ascenção rumo ao cargo de prefeito nas eleições municipais de 2024, o advogado e secretário Adjunto de Articulação Política do Maranhão, Gabriel Tenório, tem incomodado o prefeito Ferdinando Coutinho, o secretário de Governo Nonatinho e os vereadores da base governista em Matões.
Vivendo seu melhor momento político, sendo reconhecido pelo trabalho realizado ao lado de Rubens Pereira no Governo do Maranhão, Gabriel Tenório é o queridinho do governador Carlos Brandão em Matões.
Muito próximo de disputar às eleições de 2024 pelo Partido dos Trabalhadores (PT) ainda por cima contando com o apoio incondicional do presidente Lula, Gabriel Tenório virou alvo de ataques partindo de aliados do prefeito Ferdinando Coutinho e do secretário de Governo Nonatinho.
Na tentativa sem sucesso de denegrir a imagem de Gabriel Tenório, a Câmara Municipal de Matões tem servido de palco para essas atrocidades. Vereadores aliados do prefeito Ferdinando reprovaram o Título de Cidadania Matoense à Gabriel Tenório semana passada por pura perseguição política.
Dos 13 vereadores de Matões, apenas os vereadores Bilú, Zé Augusto e Clemilton a favor do Título de Cidadania Matoense à Gabriel Tenório.