Uma reportagem da TV Rede Maior, com a jornalista Aline Santos, mostrou a situação precária da Guarda Civil Municipal no município de Matões.
A situação da Guarda Municipal de Matões chama atenção devido as condições de total abandono em que se encontra a sede da companhia: portão amarrado por cabo, instalação elétrica exposta, sem bebedouro, sem dormitório, guardas não tem cassetete, não tem fardamentos e o local não tem banheiros adequados para o uso dos guardas que também usam os próprios veículos para patrulhar a cidade, pois a prefeitura não os fornece viaturas. Assista a reportagem.
Dar estrutura para execução do trabalho da Guarda Municipal é dever da prefeitura que deve investir e preservar a segurança pública do município.
Os guardas estão sendo submetidos a condições de trabalho que desrespeitam a dignidade humana tornando grave a situação no local. A prefeitura de Matões reconhece o abandono da Guarda Municipal, mas alega que não possui recursos.
O Ministério Público do Maranhão (MPMA) ajuizou, em 27 de janeiro, Ação Civil Pública contra o Município de Matões e o prefeito Ferdinando Coutinho, solicitando a realização de procedimentos licitatórios para aluguel de imóvel, aquisição de veículos e materiais diversos para garantir o funcionamento adequado da Guarda Municipal.
Em 2024 o Ferdinando Coutinho vai para seu último ano como prefeito, somando 8 anos no comando da prefeitura de Matões. O problema com a Guarda Municipal poderia ter sido resolvido se não fosse a omissão do prefeito Ferdinando Coutinho.
Se em 8 anos não resolveram este problema, quem dirá o candidato a sucessor de Ferdinando Coutinho, o secretário de Governo Nonatinho, que na prática é o ‘prefeito’ de Matões.
A repórter laranja da soussandre?
ResponderExcluir