A plataforma Telenordeste, implantada em Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura de Timon, tem ampliado o acesso à telemedicina aos usuários da Atenção Primária à Saúde.
Um ano após ser implantada, já foi realizado cerca de 400 atendimentos prioritariamente aos usuários com doenças crônicas. A Telenordeste é uma modalidade de atendimento triangulado, no qual a equipe da Unidade Básica de Saúde está presencialmente junto ao usuário do SUS e aciona via internet um especialista da Beneficência Portuguesa para discutir o caso e estabelecer um plano de cuidado.
Eles discutem o caso em conjunto, oferecendo orientações e contribuindo assim para um acompanhamento mais adequado ao usuário.
Atualmente, a plataforma Telenordeste está implantada em 26 UBSs de Timon, oferecendo teleconsultas de cardiologia, endocrinologia, reumatologia, pediatria, geriatria, neurologia, pneumologia, psiquiatria, infectologia, dermatologia, ginecologia, obstetrícia, hematologia, enfermagem e nutrição.
As consultas via telemedicina são realizadas tanto nos domicílios dos usuários, como nas próprias Unidades Básicas de Saúde. Os especialistas mais procurados são endocrinologistas, geriatras e cardiologistas.
“Estamos fazendo adequações e a expectativa é que mais unidades possam ter acesso a esse importante serviço, que possibilita um atendimento mais individualizado e efetivo, por meio da parceria entre nossos profissionais das UBSs e os especialistas da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Essa foi uma importante adesão da Prefeitura de Timon, pois a Telernodeste leva tecnologia digital às UBSs , no atendimento especializado voltado às doenças crônicas” ,ressalta o secretário municipal de Saúde, Márcio Sá.