A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza a 2ª dose de reforço da vacina bivalente contra Covid-19 para idosos e adolescentes imunocomprometidos com idade a partir de 12 anos.
A vacinação é realizada em todas Unidades Básicas de Saúde do município, de segunda (18) a quarta-feira (20), das 8h até 11h30 e de 13h30 as 16h.
“A segunda dose do reforço bivalente está liberado apenas para pessoas imunocomprometidas de 12 anos ou mais, além de idosos com idade a partir de 60 anos que tomaram a primeira dose bivalente há pelo menos 6 meses”, explica a coordenadora de Epidemiologia, Clayre Anne Vasconcelos. A medida segue orientação do Ministério da Saúde.
Definição de imunocomprometidos, segundo Ministério da Saúde: pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 214 dias. Crianças: doses de prednisona, ou equivalente, ≥ 2 mg/Kg/dia por mais de 14 dias até 10 Kg; pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão; pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias); pessoas com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; pessoas com neoplasias hematológicas.
1º reforço bivalente
As pessoas de 12 anos ou mais que ainda não tenham recebido nenhuma dose da vacina contra a Covid ou que estejam com esquema vacinal incompleto, devem procurar as salas de vacina para atualizar a caderneta com o primeiro reforço bivalente.
“Quem está com o esquema primário completo recebe a primeira dose da bivalente se estiver com 4 meses da última dose. Quem estiver com esquema incompleto ou sem nenhuma dose recebe a 1ª dose da Bivalente”, explica Clayre Anne.
Para se vacinar, basta apresentar o RG, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina.