Com a chegada de 2024, o governador Carlos Brandão pretende intensificar sua presença nos municípios maranhenses, principalmente nos maiores colégios eleitorais do Estado, nas eleições municipais deste ano.
A cidade de Timon é uma delas. Com vários aliados se colocando como pré-candidato(a)s ao cargo de prefeito(a) nas eleições municipais de outubro, o governador buscará um consenso para haver apenas uma candidatura de seu grupo político na cidade ao cargo máximo do executivo municipal.
Dos aliados do governador, são pré-candidatos: Rafael (PSB) Socorro Waquim (PP) Schnneyder (MDB) e Leandro Bello (PT).
Para isso, o governador Carlos Brandão deve nas próximas semanas reunir seus aliados para colocar na mesa sua preferência para o cargo, baseado em estatísticas. Até então calado, vendo seus aliados agirem por conta própria, o governador Carlos Brandão vai avaliar o que cada um conseguiu neste período de pré-candidatura para uma decisão final de seu apoio.
Números de partidos, maior base política e principalmente pesquisas eleitorais serão fundamentais para sacramentar o candidato da oposição de Timon neste ano.
Por ser uma das maiores cidades do Maranhão, com mais de 120 mil eleitores, já pensando em 2026, Brandão quer um aliado comandando Timon a partir de 01 de janeiro de 2025.
Além da eleição de 2026, uma vitória da oposição de Timon em outubro, representaria muito mais para o governador. Afinal a relação do governador com o ex-prefeito Luciano Leitoa, líder do grupo Leitoa, é bastante estremecida por factóides criados pelo ex-prefeito nas eleições de 2020 e 2022.