É preocupante a situação que se encontra o Hospital Municipal Divino Espírito Santo em Matões, localizado no bairro Alto Alegre. Uma paciente chegou ao hospital precisando de atendimento emergencial, pois havia quebrado o braço e machucado o pé.
Diante da ocorrência, funcionários do hospital usaram o que tinha e imobilizaram o braço da paciente. Após o atendimento, a paciente foi encaminhada para um quatro sem a mínima estrutura para receber um ser humano.
No quarto o ventilador não dava conta do calor extremo, necessitando urgentemente de um aparelho ar-condicionado. Havia uma cadeira quebrada para o acompanhante. Na maca que estava a paciente não havia cobertor.
Além disso, usuários do hospital que necessitam do serviço por algum motivo, expõe que a unidade de saúde municipal não possui equipamentos básicos para fazer exames objetivos, como raio-x, possibilitando o diagnóstico correto.
As denúncias se estendem também sobre a infraestrutura do Hospital, que segundo relato da comunidade, está caindo aos pedaços interna e externamente, devido à falta de manutenção e abandono do poder público.
A maneira como os cidadãos são tratados quando necessitam de atendimento de saúde, evidencia a triste realidade de descaso, negligência e abandono da gestão do prefeito Ferdinando Coutinho com a população. A saúde pública no Brasil é uma conquista, sendo direito garantido a todas e todos; por isso, deve ser um assunto que merece atenção, responsabilidade e fiscalização.
A população segue aguardando um posicionamento da gestão atual e secretaria de saúde, para de fato, solucionar este problema que se arrasta ano após ano.