Segundo os cálculos iniciais, os valores desviados da pavimentação de ruas de Matões – MA em 2023, devem ultrapassar cinco milhões de reais.
Nossa redação teve acesso a diversos empenhos e comprovantes de pagamentos bancários, realizados entre a Prefeitura Municipal de Matões – MA, para a empresa Construtora Tauros Eireli, a mesma com endereço na cidade de Caxias – MA. Os pagamentos apurados até o momento, já somam mais de meio milhão de reais.
A administração do Prefeito Ferdinando Coutinho em Matões – MA, tem se tornado o centro das atenções nos últimos meses, com diversas denúncias de corrupção e prováveis desvios de dinheiro público. Desta vez o caso que chama bastante atenção, são os pagamentos realizados a uma empresa caxiense, pela suposta recuperação e pavimentação de ruas dos bairros TAIOBA, MANGUEIRA E PIÇARREIRA, todos na sede do município.
Em documentos obtidos com exclusividade por nossa equipe, dos meses de julho a setembro do ano de 2023, a Prefeitura de Matões - MA, já teria pago mais meio milhão de reais para a empresa Construtora Tauros.
Nossa reportagem visitou diversas ruas dos bairros que deveriam terem sido beneficiadas com os serviços de recuperação e pavimentação já pagos a empresa contratada ainda em 2023, mas infelizmente constatamos triste realidade e nas ruas dos bairros citados, não existem qualquer tipo de pavimentação.
Nossa produção conversou com um engenheiro civil de uma cidade próxima, que nos informou que obras de pavimentação de vias públicas devem atender as normativas do manual de pavimentação do DNIT.
Já em contato com o CREA – MA, o órgão confirmou que são considerados revestimento em vias públicas, além de asfalto, outros tipos de Pavimentações de vias urbanas ou sejam ruas avenidas e rodovias públicas, aqueles que atenderem as normativas do manual de pavimentação do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte – DENIT, devendo atender aos seguintes tipos de pavimentação: calçamento de pedras, alvenaria poliédrica, paralelepípedos, concreto Betuminoso e por mistura em usina asfáltica.
Desta forma, segundo o órgão, os serviços de terraplanagem ou que mantenham apenas chão batido, com piçarra ou somente barro compactado de forma natural, não são considerados serviços de pavimentação de vias.
Enquanto isso, os moradores dos bairros citados, permanecem, sem asfalto e sem calçamento, mas na certeza de que a pavimentação das ruas dos referidos bairros, não saíram da folha de um papel A4, papéis estes assinados pelo então Secretário de Governo e pré-candidato a prefeito Nonatinho, que sabia de todo o esquema criminoso, liderado pelo prefeito Ferdinando Coutinho.
Além disso a fraude teria sido confirmada pela atual fiscal de contratos do município, a servidora Adriana Pereira da Silva, que já foi denunciada aos órgãos competentes por fazer parte de uma possível Organização Criminosa que vem agindo nos bastidores da administração pública de Matões – MA.
Nossa redação tentou contato com os citados, mas até o fechamento desta matéria, não conseguimos localiza-los.