O prefeito tem se movimentado nos bastidores da política, prometendo mundos e fundos a possíveis novos aliados. Com o deputado estadual Adelmo Soares deu certo. E ao que tudo indica, o prefeito conseguiu costurar uma aliança política com a ex-deputada estadual Cleide Coutinho.
A família Coutinho inteira, incluindo o prefeito de Matões, Ferdinando Coutinho, a deputada estadual Cláudia Coutinho, estão apoiando o sobrinho do prefeito, Gentil Neto, buscando inclusive a vaga vice-prefeito para o empresário Ironaldo Alencar.
A empresa de propriedade de Cleide Coutinho ganhou uma licitação de mais de R$ 7 milhões de reais com a Secretaria de Saúde de Caxias para prestar serviços de ressonância, magnética, densitometria óssea, endoscopia e colonoscopia de modo a permitir prestação de serviços de saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde(SUS). Confira o documento.
Isso parece ser um exemplo de negociação política que pode levantar questões éticas e de legalidade. A troca de apoio político por contratos públicos pode ser considerada uma prática de corrupção, dependendo do contexto e das leis municipais.
Em muitas jurisdições, existem regulamentos e leis rigorosas que regem a maneira como os contratos públicos devem ser atribuídos. Esses regulamentos procuram garantir que os contratos sejam concedidos de forma justa, transparente e competitiva, para evitar favoritismo e corrupção.
Vamos ficar de olho em Caxias...