Nesta terça-feira (02), a vereadora Vanessa Murad apresentou um requerimento na pauta da Câmara Municipal, solicitando ao Executivo documentos que esclareçam o destino de uma emenda parlamentar de 1 milhão de reais. Esta emenda foi destinada pelo então deputado federal André Fufuca, hoje Ministro dos Esportes, em 2021.
Na época, foi anunciado pelo ministro que o recurso seria utilizado para a construção da tão sonhada passarela sobre o rio Peritoró, anúncio este também feito pelo prefeito municipal Dr. Júnior (PP).
Atualmente, a obra da passarela foi iniciada, porém, trata-se de uma obra do DNIT, o que significa que o recurso é federal e está sendo financiado pelo governo federal. Esta passarela é um desejo antigo da população de Peritoró, que há décadas luta por sua construção.
Desde o início das obras, a vereadora Vanessa Murad tem cobrado esclarecimentos do Executivo sobre o destino do recurso, mas nunca obteve retorno. Por isso, ela apresentou o requerimento para que o assunto fosse discutido na sessão da Câmara. No entanto, o requerimento não foi aprovado, pois os vereadores da base do governo votaram contra a fiscalização do uso do recurso público.
Os vereadores que votaram contra o requerimento foram Cristiane do Agamenon, Léo da Assistência, Chicão da RA, Camila do Chico Miguel e Sales. Já os vereadores Naldo, Waldyr Colares e Jeiel não compareceram à sessão. O único voto favorável ao requerimento foi do vereador Constantino.
Esta situação levanta preocupações sobre a transparência na utilização dos recursos públicos e a responsabilidade dos representantes eleitos em prestar contas à população.
A luta da vereadora Vanessa Murad e do vereador Constantino reflete o compromisso com a fiscalização e a garantia de que os recursos destinados à comunidade sejam efetivamente aplicados em benefício da população. A falta de apoio dos demais vereadores gera questionamentos sobre os interesses envolvidos e a real transparência na gestão dos recursos públicos.