Em Caxias, mais uma pesquisa que pode favorecer o grupo Gentil levanta suspeitas de irregularidades. A pesquisa foi registrada no dia 23 de agosto pelo Instituto Estimativa e está prevista para ser divulgada nesta quinta-feira, dia 29. O contratante dessa pesquisa, é o Partido Progressistas, ao qual o candidato Gentil Neto, sobrinho do prefeito Fábio Gentil, é filiado, o que compromete a credibilidade do levantamento.
Quanto ao Instituto, o proprietário da Estimativa Editora de Comunicação e Gráfica, Marcelo Leonardo Siqueira de Araújo, conhecido como Marcelo Barradas, também possui um blog de notícias chamado R10, que já produziu dezenas de matérias a favor do prefeito Fábio Gentil desde as eleições municipais de 2020.
A Estimativa apresenta dados com percentuais exorbitantes para seus clientes, como revelado em seu perfil no Instagram, o que prejudica ainda mais a confiabilidade das informações.
Além disso, a pesquisa deve ser impugnada pelos seguintes motivos:
Favorecimento de candidatos;
Erro no Plano Amostral, quanto a sexo, idade, grau de instrução, renda do entrevistado, também intervalo de confiança e margem de erro;
Desigualdade em áreas que possuem um grande eleitorado em comparação a área de eleitorado menor, o que pode ter gerado um possível direcionamento da pesquisa eleitoral.
Mais uma vez o grupo Gentil tenta manipular o eleitor caxiense sobre o atual cenário político do município, pois já publicou um levantamento que foi suspenso pela Justiça eleitoral em julho deste ano, o do Instituto Agilize Marketing e Assessoria por apontar diversas ilegalidades e também por ser uma empresa que tem ligações com a deputada Daniella Tema, esposa do atual prefeito de Caxias.