Após inúmeras queixas e reclamações, o prefeito de Afonso Cunha, Arquimedes Bacelar, resolveu apelar em um vídeo como ele mesmo afirmou “em cima da ponte do povoado Canabrava”. Na gravação, Arquimedes informa que a ponte já foi reformada várias vezes pela sua gestão, admitindo indiretamente que desta vez a Prefeitura não fez o serviço de recuperação.
Os moradores dos povoados do entorno, Boa Vista, Macajuba e outros estão prejudicados. Na filmagem, o prefeito transfere a culpa pelo abandono da ponte diretamente ao Governo do Estado mesmo sendo uma obra municipal.
“Eu vou explicar a você, cidadão, isso aqui é de responsabilidade do Governo do Estado do Maranhão, que é uma MA, não do prefeito de Afonso Cunha, obrigação”, afirma. E pede um pouco mais atenção do governo com “suas responsabilidades”. Veja o vídeo:
Esta é uma das inúmeras pontes do município que se encontra em estado total abandono na zona rural de Afonso Cunha. No último sábado (17), houve um acidente com um caminhão em outra ponte, ligando as comunidades de Bairro de Fátima, Estiva e região. Por pouco não terminava em tragédia. A obra chegou a ser solicitada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Milton Bastos, mas não foi aprovada pela maioria dos vereadores ligados ao prefeito.
Os moradores, revoltados, alegam que a ponte do povoado Canabrava é utilizada pelos produtores rurais do município para escoarem sua produção, mas que o prefeito preferiu culpar o Governo Brandão do que cumprir sua obrigação.