Em Caxias, os "Gentis" pretendem divulgar três pesquisas com a intenção de favorecer o candidato Gentil Neto, sobrinho do prefeito.
Duas pesquisas foram registradas no dia 20 e outra dia 21 com previsão de divulgação para os dias 26 e 27 de setembro. A Contato Pesquisa LTDA, foi contratada pelo PP, partido do candidato Gentil Neto, por apenas R$ 4.000,00 reais. A atividade de pesquisa da Contato foi registrada no dia 2 de julho deste ano, e no dia 4, apenas dois dias depois, já registrou a primeira pesquisa.
A segunda pesquisa é de Morais & Dias, Instituto de Opinião Pública LTDA, contratada pela Ferplan, Consultoria e Assessoria Contabil, por R$ 6.000,00. Trata-se da mesma empresa que contratou e divulgou pesquisa suspeita na semana passada. Esta empresa já foi alvo de investigação do Ministério Público por suspeita de ser fantasma, porque no endereço registrado em seu CNPJ não apresentava atividade comercial.
A outra pesquisa é do Instituto IPPI Pesquisas e Consultoria Ltda que já teve diversas pesquisas contestadas pela justiça eleitoral devido a irregularidades, incluindo uma que foi suspensa no domingo, no município de Cocal- PI. No Maranhão possui apenas duas pesquisas registradas. Sobre o contratante, o Estação I Estudio Criativo Ltda / Estudio I pertence ao jornalista Francisco Ieldyson de Paiva Vasconcelos, que também é dono do Podcast Ielcast, canal em que ele utiliza para divulgar pesquisas que ele contrata por meio do instituto IPPI para beneficiar os candidatos que ele apoia.
O grupo Gentil busca, de diversas maneiras, divulgar pesquisas duvidosas, tentando influenciar o eleitor de Caxias da forma como sempre atua, com a mentira.