A empresa Morais e Dias Instituto de Opinião Pública LTDA, de nome fantasia Instituto de Pesquisa e Amostragem (IPAM), que tem problemas judiciais em seu histórico, registrou uma pesquisa de intenções de voto em Caxias, sob o número 03113/2014, com previsão de divulgação nesta quarta(11) .
Em 2020, o IPAM teve uma pesquisa suspensa, realizada em São João do Piauí, após o Partido Social Democrático (PSD) apontar um erro na delimitação geográfica do levantamento. O instituto trocou nomes de localidades, um erro considerado grave pelo Ministério Público Eleitoral, que decidiu suspender o estudo.
Além disso, o Instituto está localizado em Teresina- PI, e começou atuar nas eleições deste ano, possuindo apenas dois registros de pesquisas no Maranhão, incluindo a de Caxias.
O levantamento foi encomendado pela empresa F J de Carvalho e Oliveira, também conhecida como Ferplan Consultoria e Assessoria Contábil, cujo proprietário é Fernando José de Carvalho Oliveira. A contratante já foi alvo do Ministério Público, por suspeita de ser fantasma. Investigações revelaram que a Ferplan possuía endereço sem atividade comercial no local indicado no CNPJ.
Pelo histórico do Instituto e da Contratante, a pesquisa levanta suspeita de fraude e questionamentos sobre sua credibilidade. Qual o interesse que uma empresa de contabilidade teria em contratar uma pesquisa de um instituto sem tradição em Caxias? É necessário rigor e precisão nos levantamentos eleitorais para garantir a confiabilidade do processo democrático, evitando que informações incorretas manipulem os eleitores.
tá e certo 🙌🏻 futuro prefeito de Caxias Paulinho 22 🫶🏻
ResponderExcluir