O Instituto Pró Pesquisas, conhecido por sua falta de credibilidade, divulgou duas pesquisas fraudulentas durante o período eleitoral em Timon, sendo umas delas nas vésperas da eleição, com números totalmente fora do contexto.
A pesquisa surpreendeu ao apontar Henrique Júnior na liderança pela prefeitura, seguido por Dinair Veloso e Rafael em terceiro lugar.
Contudo, o resultado das urnas, revelado neste domingo (06), desmentiu completamente a projeção, com Rafael eleito prefeito, Dinair em segundo lugar, e Henrique Júnior em uma distante terceira posição.
A diferença entre a pesquisa divulgada e o resultado real das urnas foi absurda. Rafael venceu com uma diferença de quase 5 mil votos em relação a Dinair Veloso e 28 mil votos à frente de Henrique Júnior, marcando a pesquisa do Instituto Pró Pesquisas como uma das mais fraudulentas na história de Timon.
O instituto, que já havia mudado de nome em eleições passadas devido a seu histórico de manipulações, deve seguir o mesmo caminho em 2026, mudando de identidade, mas, possivelmente, mantendo as mesmas práticas questionáveis.
A pesquisa manipulada apenas reforçou a falta de confiança no instituto, que se destaca mais por erros do que por precisão.
Por outro lado, o IPPI Pesquisas e Consultoria se consolidou no mercado após acertar os resultados das eleições em Timon, demonstrando ser uma opção mais séria e confiável para levantamentos eleitorais na região.