De acordo com o site do TSE, os resultados serão divulgados no domingo, 6 de outubro, dia das eleições. No entanto, o que chama a atenção é a presença de graves falhas no questionário utilizado para medir as intenções de voto.
Entre os problemas detectados, a pesquisa inclui, no campo de resposta espontânea — onde o eleitor escolhe seu candidato sem qualquer sugestão de nomes —, uma indução ao voto em um dos candidatos. Além disso, há a presença do prefeito Ferdinando Coutinho, que não é candidato, na pesquisa.
O erro levanta suspeitas de fraude eleitoral. A pesquisa seria o último suspiro do candidato a prefeito Nonatinho, que está desesperado com a iminente derrota nas urnas neste domingo.
Além disso, um erro gravíssimo é o fato de o instituto não ter disponibilizado o registro dos bairros e povoados de Matões.
Para piorar a situação e credibilidade da pesquisa que nunca existiu, a validação do estatístico João Batista Mendes Teles e dono do instituto, não foi validada.
Vale lembrar que o Instituto Amostragem já perdeu qualquer credibilidade desde as eleições passadas, quando apresentou números completamente distantes da realidade final em Matões.
Agora, mais uma vez, o blogueiro que encomendou a pesquisa, um apoiador nato de Nonatinho, parece determinado a tentar manipular a opinião pública ao publicar resultados favoráveis ao seu grupo político.
Fica claro que essa tentativa de enganar o eleitorado de Matões não passa de uma manobra para confundir a população no último momento.
O povo de Matões deve estar atento para não se deixar enganar por dados que, a julgar pelo histórico, não retratam a verdade.