A vitória de Rildo Amaral como prefeito de Imperatriz, consolidada neste domingo (27) com mais de 80 mil votos, representa não apenas um triunfo para o PP e base política do governador Carlos Brandão, mas também um movimento estratégico para o cenário político estadual em 2026.
Além de Rildo, o grande vitorioso desse pleito foi o ministro dos Esportes, André Fufuca.
Com a eleição de importantes aliados do Partido Progressista (PP) em cidades-chaves do Maranhão, Fufuca praticamente “carimba” sua vaga como um dos candidatos ao Senado, com forte apoio do Palácio dos Leões, na disputa de 2026.
Aliado do presidente Lula e do governador Carlos Brandão, Fufuca fortalece seu nome à medida que o PP assegura lideranças em municípios importantes do Maranhão.
Em Imperatriz, com Rildo Amaral, e em Caxias, com o prefeito Gentil Neto, o partido amplia sua base de apoio e seu alcance político no estado. Além disso, o ministro também conta com a simpatia de outros prefeitos eleitos, como Rafael em Timon.
Essa movimentação é parte de uma articulação que vai além das disputas municipais. Com uma base formada, Fufuca poderá se lançar como um dos favoritos na corrida para o Senado em 2026, apoiado tanto pelo presidente Lula quanto pelo governador Carlos Brandão.