Com a vitória dos gregos sobre os Persas, quase cinco séculos antes de Cristo, a cidade de Atenas, governada pelo general Péricles, viveu seu século de ouro. Inovações culturais, arquitetônicas e a consolidação da democracia se tornaram os maiores feitos durante o “Século de Ouro” ateniense.
Alguns historiadores defendem que a História é cíclica e não linear, como estudamos na escola. Ao definir isso, esses estudiosos defendem que fatos e o desenrolar deles podem se tornar ciclos repetitivos. Ou seja, o que já aconteceu, como a era dourada grega, pode se repetir.
Sensação parecida é sentida pela maioria dos timonenses desde a última eleição, ocorrida exatamente um mês atrás. A população de Atenas, antes de vencer os Persas, não participava em sua totalidade das decisões políticas da cidade-estado. Poucos decidiam o destino de muitos, assim como era em Timon. As obras e instalações públicas eram sutis, mínimas. Com Péricles, construções como o Pártenon e a Acrópole acentuaram ainda mais a esse período.
Com o apoio do governo do Maranhão, de 2015 até agora, Timon tem recebido dezenas de obras estruturantes, funcionais e belas ao mesmo tempo. Aqui, podemos citar o Parque Ambiental, Centro de Juventude e o Colégio Militar, berços de proteção à natureza, práticas esportivas e da educação, todas trazidas, hora com Emendas Parlamentares do deputado Rafael, hora com seu prestígio e solicitação aos governadores Flávio Dino e Carlos Brandão, cada um em seu respectivo governo.
Guardadas as devidas proporções e épocas distintas, poderíamos afirmar que, mesmo antes de assumir o governo, Rafael se assemelha ao general grego. Péricles pensou na valorização do cidadão de Atenas, lhe permitindo progresso e assegurando uma série de direitos. Aqui, nestas terras um pouco mais quentes que as gregas, Rafael traz em seu trabalho essa valorização e, durante a campanha, deu vez e voz às necessidades dos timonenses. Transporte público, postos de saúde, iluminação pública, educação e infraestrutura foram bandeiras levantadas por Rafael.
Hoje, um mês após a vitória, o deputado eleito prefeito de Timon continua a caminhada em busca da “Era de Ouro” para a cidade. Em Brasília, mesmo antes de assumir, está visitando Ministérios, se reunindo com secretários e participando de seminários. Unindo vontade de trabalhar, foco nas ações urgentes e necessárias, conhecimento e trânsito político, Rafael está firmando o que será, conforme comprovamos até hoje, com seus três mandatos de deputado, uma gestão revolucionária em todas as áreas. Tendo tudo para ser estes próximos anos serem os de maior desenvolvimento para Timon.