A gestão da ainda prefeita de Timon, Dinair Veloso, se encaminha para os últimos dias de mandato, mas, mesmo com menos de 40 dias no comando da prefeitura, a administração surpreende ao preparar uma licitação milionária às pressas, levantando suspeitas e preocupações.
Trata-se do Pregão Eletrônico nº 028/2024, cujo objetivo é o registro de preços para aquisição futura de medicamentos da Farmácia Básica, destinado à Secretaria Municipal de Saúde (SEMS). O edital, que especifica um valor superior a R$ 18 milhões, está sob responsabilidade do atual secretário de Saúde, Saney Sampaio, conhecido aliado dos ex-prefeitos Luciano e Chico Leitoa. Veja abaixo o edital (AQUI).
A licitação acendeu alerta na equipe jurídica do prefeito eleito, Rafael (PSB), que assumirá a prefeitura em 1º de janeiro. Há preocupação quanto à regularidade e à motivação dessa licitação, principalmente considerando a proximidade do fim da atual gestão.
Além disso, o Ministério Público do Maranhão e a Promotoria de Timon acompanham o caso de perto, uma vez que a destinação de recursos dessa magnitude, sem uma justificativa plausível, pode levantar suspeitas de irregularidades na licitação.
A população de Timon, que optou por mudanças nas urnas nas eleições de 06 de outubro, aguarda que os órgãos de controle cumpram seu papel e assegurem que o futuro da cidade não seja comprometido por decisões precipitadas ou mal intencionadas.