Rubens Pereira Júnior: A ascenção do “menino de ouro” do PT no cenário político nacional

Blog Lucas Moura
1


Desde o seu primeiro mandato como deputado federal, Rubens Pereira Júnior (PT) destaca-se no Congresso Nacional, integrando o chamado "Alto Clero" da Câmara e sendo respeitado por todos os seus pares.


Advogado com forte atuação e mestre em Direito Constitucional, Rubens Júnior defendeu sua dissertação de mestrado em 2017, sob a orientação do Desembargador Federal Ney Bello. A banca examinadora incluiu o Ministro do STF, Gilmar Ferreira Mendes, e o atual Procurador-Geral da República, Paulo Gonet.


Em 2025, Rubens Júnior iniciará seu doutorado, cuja tese terá como tema o Processo Legislativo Constitucional.


Com vasta bagagem intelectual e habilidade política, Rubens Júnior é referência na Câmara dos Deputados em assuntos relacionados ao regimento interno, direito constitucional e administrativo. É, de longe, o deputado federal maranhense mais influente no Congresso Nacional há vários anos.


Rubens Júnior é frequentemente listado entre os parlamentares mais influentes da Câmara e possui trânsito livre e respeito entre todas as correntes políticas e ideológicas do Congresso. Apesar de ser filiado ao Partido dos Trabalhadores e vice-líder do Governo Lula na Câmara, ele consegue se relacionar bem com parlamentares que vão do PSOL ao PL.


Recentemente, Rubens Júnior foi autor do Projeto de Lei Complementar (PLP) 175/24, já aprovado, que põe fim ao polêmico "orçamento secreto" das emendas parlamentares, ganhando destaque em toda a mídia nacional. Com a aprovação do projeto, espera-se mais transparência e publicidade no uso e aplicação dos recursos das emendas, além de acabar com o controverso "orçamento secreto".


Nos bastidores políticos de Brasília, comenta-se que Pereira Júnior realizou um verdadeiro milagre ao promover uma reconciliação entre o Ministro do STF Flávio Dino (de quem Rubens Júnior é considerado um pupilo desde os tempos de faculdade na UFMA) e o Presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, amigo pessoal de Pereira Júnior há mais de dez anos.


Não à toa, Rubens Júnior foi mencionado como um nome forte para o cargo de Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), em uma matéria publicada pela Folha de S. Paulo em 5 de outubro de 2024. Rubens Júnior evitou comentar sobre o assunto, mas isso demonstra a relevância que ele alcançou no cenário político nacional.


Com apenas 40 anos de idade e uma trajetória política notável, incluindo dois mandatos como deputado estadual e três como deputado federal, Rubens Júnior é visto como uma espécie de "Menino de Ouro" dentro do PT.


O futuro já chegou para ele.


Texto do Blog do Rogerinho 

Tags

Postar um comentário

1Comentários

  1. Sendo do PTralha, infelizmente dele não deve vir coisa boa

    ResponderExcluir
Postar um comentário

#buttons=(Aceito!) #days=(20)

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Ok, Go it!